Propósitosssssssss!!!!

INTELIGÊNCIA & SERENIDADE


Ser inteligente é ser capaz de adotar o comportamento mais adequado a uma determinada situação. Toda a inteligência de uma pessoa deve ser encarada como uma possibilidade em aberto, isto é, um recurso com o qual ela poderá fazer as melhores escolhas para a tomada de uma decisão e a execução da mesma, seja qual for a atividade.

A inteligência socorre-se das nossas outras aptidões para analisarmos e executarmos atividades sem esquecer as capacidades criativas e inventivas destinadas a introduzir, sempre que necessário, ideias para soluções novas quando os problemas assim o exigem.

A inteligência é apenas um dos recursos da personalidade mas é dos mais centrais pois ela intervem nos nossos comportamentos, atitudes e escolhas - escolhas que muitas vezes temos de fazer num abir e fechar de olhos. Associada à experiência e ao conhecimento, a inteligência ajuda-nos a prosseguir um caminho de sucesso mesmo que (e não é raro que isso aconteça) ele passe por fracassos e deslizes.

O autoconhecimento permite-nos identificar os recursos básicos que irão ampliar as nossas possibilidades, ou seja, dar-nos maior força, maior espaço de ação, maior liberdade de decisão e mais expecctativas de êxito.

Esses recursos, de que temos vindo a falar nas aulas anteriores, embora não determinem, por si só, como vamos dirigir a nossa vida, colocam-nos numa boa situação para desenharmos e realizarmos o nosso projeto de vida.

Aqui chegamos ao que se pode chamar de personalidade inteligente, a qual é bem mais do que se ter um alto Q.I. Uma personalidade inteligente traduz-se por ac
tos, atitudes e comportamentos que põe em jogo os nossos mais diversos recursos intelectuais, emocionais, afetivos, volitivos e sociais! A sua finalidade resume-se a AGIRMOS ADEQUADAMENTE em cada situação da vida, seja ela simples ou complexa - a principal das quais é a própria felicidade!!

Ora "esta capacidade da inteligência para dirigir a vida os antigos chamavam sabedoria" - diz o pedagogo espanhol J. Marina. Os modernos estudos de psicologia têm vindo a reforçar este conceito.

De tudo o que atrás foi dito pode concluir-se que aprender a viver bem (isto é, com prazer de viver) passa por conseguirmos aumentar os nossos recursos, capacidades e até virtudes pessoais, bem assim como os recursos sociais.

Fazendo uma breve pesquisa pelos modernos pedagogos podemos verificar que há 6 condições decisivas para uma pessoa ser feliz, a saber:

- ter um projeto de vida (um sentido, um objetivo central);
- usar de prudência (inteligência, também) para resolver os problemas da vida;
- suportar todos os esforços e recuperar dos fracassos (sempre inevitáveis e que acabam por dar sentido à felicidade);
- avaliar as coisas da vida desfrutando das boas e procurando resolver as indesejáveis;
- criar laços afetivos e cordiais com os outros;
- manter a nossa autonomia relativamente às situações, não nos deixando envolver por "cantos de sereia" e "falsos profetas".