Susan Lewis, norte-americana, com talento para as vendas e
uma grande facilidade em concretizar projectos, chegou a um ponto em que ficou
saturada do seu emprego. Ela estava frustrada e começou a sentir uma enorme
vontade de mudança, mas não queria ir para a fila dos que procuram emprego,
recorrendo aos métodos tradicionais de responder a anúncios, etc. A taxa de
desemprego estava então nos 10% nos Estados Unidos quando começou a atual crise
económica e não seria fácil.
"Provar numa única folha de papel a um computador ou a
um técnico de recrutamento desinteressado que eu até era qualificada é uma
situação em que praticamente não se pode ganhar", escreveu ela.
Criativa e inconformista virou o processo e alterou as
regras de jogo. Criou um "site" (ver em baixo) onde publicou o seu CV
e formação académica, explicou o tipo de função que procurava e CONVIDOU
POTENCIAIS PATRÕES A CANDIDATAREM-SE!".
Toda a gente lhe disse que o método não ia resultar. Enfim,
o costume. Mas ela insistiu e pouco tempo depois começou a receber propostas de
empresas de várias cidades. AS EMPRESAS COMEÇARAM A CANDIDATAR-SE para a
entrevistar.
Curiosamente a melhor candidatura veio de uma empresa que
nem tinha pensado em contratar alguém para o marketing. Mas deixaram-se
convencer pela jogada estratégica de Susan. "Aqui está uma pessoa
diferente!"- pensaram. E era verdade!
Um inconformista não pode apenas ser diferente. Tem de
mostrar que é diferente quando quer alcançar algum objetivo como um emprego
interessante.
Veja a página de Susan em www.susanhiresaboss.com de que
falei acima.