Propósitosssssssss!!!!

A CIÊNCIA ESTUDA A ESPIRITUALIDADE

O HOMEM É MAIS DO QUE MATÉRIA?

Adorei a entrevista do Dr. Luis Portela, formado em Medicina, psicofisiologista, presidente dos Laboratórios Bial (http://www.bial.com/pt/) - um prestigiado centro de investigação e produção de medicamentos, o mais famoso dos quais foi o acetato de eslicarbazepina destinado a controlar a epilepsia.
Luis Portela é também presidente da Fundação Bial que foi criada em 1994 para promover bolsas de Investigação Científica orientadas para o estudo neurofisiológico e mental do Homem, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Esta fundação já apoiou 460 projetos de mais de mil investigadores de 26 países.

Será dos poucos casos do mundo em que uma organização científica, envolvida no desenvolvimento de fármacos, apoia também o estudo da espiritualidade!

Na entrevista à revista Notícias Magazine de 28.12.14, Luis Portela, que é autor do livro "SER ESPIRITUAL - DA EVIDÊNCIA À CIÊNCIA" (já na 18ª edição) e que não se apresenta como homem religioso, é de opinião que a ciência ainda não estudou devidamente a espiritualidade porque se fixou na matéria!

Ora o Dr Luis Portela defende que o homem é mais do que um organismo, apenas um ser vivo, mas que é também um ser espiritual e que isso, de alguma forma, tem orientado a investigação médica da sua empresa (a mais prestigiada do setor em Portugal, com 900 colaboradores). Ou seja, a investigação farmacológica leva em conta a natureza espiritual do homem.

Eis alguns sublinhados que fiz na entrevista: 

"Sou um homem de convicções mas, acima de tudo, tenho dúvidas".

"Escolho o caminho do meio (entre a ciência e a espiritualidade): nem falo em milagres nem digo que é tudo charlatanice. Escolher o caminho do meio é estar disponível para analisar fenómenos de acordo com o método científico".

"Sempre me mantive atento quer às neurociências quer à parapsicologia; há um conjunto de evidências comprovadas pela ciência que me fazem crer que é o caminho a seguir (estudar determinadas formas de energia desconhecidas ou ainda pouco conhecidas)".

"A parapsicologia tem sido alvo de muitos oportunistas e de muita trapalhada, mas isso acontece devido à ignorância que grassa na área. Pasteur quando falou na existência de micróbios foi chamado de tolo até que a invenção do microscópio mostrou que ele estava certo".

"No mundo da ciência, na ausência de conclusões duvida-se e duvidar é bom. Rejeitar sem estudar não me parece adequado."

"A Terra parece-me um mundo-escola, onde vimos vezes sucessivas para aprender, para evoluir".

"Não me considero (apenas) este corpo físico".