Propósitosssssssss!!!!

Os custos do sucesso!



O sucesso exige cada vez mais esforço, entrega e paixão! Com essa preocupação em mente, muitos executivos atiram-se ao trabalho e adoptam um modelo de vida que costuma dar bons resultados. Eis alguns dos pontos-chave!

Durma pouco! Se possível menos de 5 horas ou menos de 4 por sistema. Trabalhe até altas horas, divirta-se onde quiser, "queime" seus neurónios e deite-se já completamente arrasado. Quando forem horas de ir correndo para o seu gabinete....ou para uma reunião de negócios o seu cérebro parecerá pesar uma ou duas toneladas. Não é muito confortável mas você poderá se gabar da sua capacidade de resistência!

Alimente-se mais! Não é o mesmo que "alimente-se melhor" mas, assim, ingerirá mais calorias, ficará mais pesado e mais volumoso. Sua imagem poderá transmitir força e poder se bem que irá perder mais tempo em médicos e em exames para avaliar seu colesterol, sua pressão arterial, sua obesidade (talvez mórbida). Não dispense os habituais almoços de negócios bastante fartos e prolongados. Mantém-se "in" no que respeita à imagem tradicional do empresário ou do administrador. Gente magra não inspira confiança. Então COMA!

Dedique-se ainda mais ao trabalho! Todos os gurus passam receitas de sucesso onde não falta a obrigatoriedade de TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO! O sucesso não se alcança só com inspiração mas sobretudo com transpiração. Trabalhe, no mínimo, 10 a 12 horas por dia, salte refeições, desmarque reuniões de família, férias e outras perdas de tempo. Se tudo der certo os negócios irão de vento em popa, sua conta bancária engordará e um dia, na sua sepultura, alguém terá o bonito gesto de mandar escrever "Aqui jaz um homem de sucesso!".

Dê conforto ao corpo! Vida de empresário e administrador é dura. Por isso, nada melhor do que trabalhar sentado. Sedentarize-se, não perca tempo com essa treta do jogging. Muito menos não vá hipotecar seu tempo num ginásio pois não dá mesmo jeito nenhum. Viva sentado!

Adrenalina quanto baste! O stress pode ser desconfortável mas não há nada melhor do que viver no fio da navalha, com os seus neurónios a embriegarem-se de adrenalina pura, seu coração batendo forte sob uma pressão sanguínea elevada! Aquela dor no peito é incómoda, uma tontura ou outra aguenta-se mas o trabalho fica feito e quando chega a hora de deitar é bom ter o sentimento do dever cumprido!

Os seus filhos podem esperar! Você casou em tempos, teve filhos, eles estão a crescer e a singrar na vida. Na escola ou no trabalho eles seguem seus percursos. Não precisam que lhes dê muita atenção, basta de conversas. Que mal existe em eles já estarem a dormir quando você chaga a casa? Mais: você proporciona-lhes todas as comodidades e, por conseguinte, sua consciência está tranquila. Eles são autónomos, não precisam de conversa, se precisarem de algo eles têm o telemóvel (celular) último modelo. O seu trabalho é que não pode esperar. Um dia terá tempo para conviver mais com eles.

Cursos e mais cursos! Não é verdade que temos de nos manter actualizados? Você precisa de ouvir os gurus da moda, de participar em acções formativas, seminários, workshops. Inscreva-se em tudo o que puder e lhe sugerirem. Poderá ir ouvir umas quantas banalidades mas o seu dever de actualização fica satisfeito. A sua empresa gasta mais uns milhares mas você tem mais uns quantos diplomas na parede. Talvez 50% do que você frequentar não tenha mesmo nenhum interesse prático mas assim muda de ambiente e mantém-se mais umas horas sentado!

Futuro? Qual futuro? Andam por aí uns sujeitos vendendo estudos de tendências. Chamam-se de futuristas, especialistas em informar sobre os grandes movimentos que redesenharão o mundo. Parecem-lhe adivinhos mas não são. Eles dão dicas sobre o que nos espera nos próximos anos. Mas como o futuro é indeterminado e você conhece bem é o presente talvez valha mais a pena preferir sua intuição e experiência. O pior que poderá acontecer é você perder mercado e ser ultrapassado pelas empresas que souberem se antecipar à mudança. Isso se resolve com mais uns investimentos. O futuro...a Deus pertence, não é verdade?

Odeie os criativos! Essa gentinha lunática que tem ideias estranhas é para ignorar. Assunto de criatividade e inovação é para artistas ou então para gastar dinheiro. O seu negócio está em boa forma, as suas certezas estão garantidas, o mundo não se altera da noite para o dia e, por conseguinte, continue a ignorar isso de pensamento criativo. Melhor: despeça os colaboradores criativos, eles são pagos para trabalhar e não para ter ideias.

10º Ignore a concorrência! Por favor, não perca tempo com esses sujeitinhos. Seria dar-lhes importância. A sua empresa tem tudo para dar certo, os seus dados financeiros asseguram vitalidade, chega de falar em concorrência! Eles estão lançando um produto novo, ensaindo uma nova estratégia de marketing, tentando invadir seu mercado? São uns gananciosos. Problema deles. Não se preocupe. Os seus clientes sempre foram leais e certinhos. Não vão agora mudar e deixarem-se tentar pelos encantos da sua concorrência. Está tudo pacífico. E, se não estiver, o problema é da economia, da política e do sistema. Durma descansado....mesmo que apenas 4 ou 5 horas porque trabalho...é trabalho!

Ok. Vamos cair na real, como dizem no Brasil. Tudo isto que acabei de escrever está errado. Mas muitos de nós estamos a levar uma vida algo semelhante. 

Bem, então o que pode acontecer se não mudarmos de estilo de vida?

1º Perder competitividade. Você não aguenta viver em stress constante.
2º Reduzir seus lucros. Se é director vai ver isto acontecer. Os seus neurónios vão entrar em colapso.
3º Perder os seus melhores colaboradores. Stressado e nervoso você vai andar de mau humor e vai ter conflitos.
4º Fechar algumas actividades da empresa. Sim, se a empresa for mal gerida porque você está a descuidar da sua própria saúde, conte com maus resultados.
5º Ser traído pelos seus clientes. Pois, os seus clientes não gostarão de o ter como fornecedor.
6º Visitar mais vezes seu médico. Isso é garantido!
7º Ser ignorado pela família. Também é o que lhe está destinado!
8º Ser chamado de idiota. Na calada dos corredores vai ser essa a sua alcunha (ou coisa pior).
9º Ser fulminado por um ataque cardíaco. Tomara que não mas é o que você está a pedir.
10º Ter uma bonita sepultura! Pois...

Não seja burro. Pense em tudo isto e decida-se por uma nova qualidade de vida!


Nelson S Lima
Escrito inicialmente no portal Administradores.com (Brasil)