Propósitosssssssss!!!!

SEM MEDO DAS CRISES

Uma certa dose de desespero e decepção sobre o estado do mundo é, a meu ver, realística. Não porque se justifica mas porque é essencial para a nossa sobrevivência. O desespero e a deceção levam muitas pessoas para um caminho sem saída. Não conseguem ver para além desses sentimentos e ficam paralisadas indevidamente (mesmo que se mostrem indignadas e convoquem e participem em manifestações de protesto).

As pessoas devem conseguir ver além do que se lhes apresenta. É aí que surgem sentimentos como esperança e energias como a capacidade de tomar decisões e empreender, procurando vencer as adversidades pessoais e colectivas.

Dir-se-á que é fácil dizer isto mas todos os estudos mostram que as pessoas dotadas dessas habilidades conseguem ser menos pessimistas (o pessimismo leva ao desânimo, à perda de vontade e motivação para mudar) e ultrapassarem mais facilmente as crises da vida.

Se vivêssemos num estado de felicidade plena, sem problemas nem crises, tornar-nos-íamos em seres frágeis e passivos. Sem a adversidade a nossa espécie já teria desaparecido, tantos foram os problemas (pestes, guerras, etc.) que assolaram a humanidade ao longo da história.