Propósitosssssssss!!!!

MUDAR OU NÃO MUDAR


É daqueles fenómenos da vida que cada vez mais somos obrigados a enfrentar. Trata-se de mudança!

Toda a gente fala em mudança, desde os políticos mais crentes (numa mudança salvadora) e os sacerdotes (escolhermos uma vida mais venerável e sem pecado) até aos nossos amigos, familiares e vizinhos (que já perceberam que alguma coisa tem de mudar para não nos afogarmos na mesmice). E há também os nossos filhos de quem esperamos determinadas mudanças no seu quotidiano. Enfim, estamos todos irmanados num onda de mudança.....

Ora mudar significa mesmo alterar, desviar de rumo, transformar. Mas não é a única forma de mudar! Uma delas, que se chama, "aceitação" é, por vezes, muito mais revolucionária pois passa por deixarmos tudo na mesma. Ou melhor, é enfrentarmos aquilo que, não podendo ser objecto de uma transformação qualquer, exige a capacidade de resistirmos aprendendo a sabermos viver com o que temos, deixando-nos de fantasias e aventuras desnecessárias e arriscadas.

Por exemplo, aceitar o envelhecimento! É um processo biológico inevitável mas há pessoas que se põem a fazer plásticas e mudam de estilo (até de apresentação) sendo incapazes de "viver com" a situação.

As duas formas de mudança não são incompatíveis mas devemos ter o discernimento de que, por vezes, não precisamos de uma mudança no sentido convencional do termo mas de uma mudança mais interior que - acreditem - pode ser mais transformadora e profunda do que optarmos por uma mudança disparatada e revolucionária.

A melhor mudança, em certos aspectos da nossa vida, é pegarmos no que temos, aceitarmo-lo e operar uma mudança que é mais interior e radical do que partirmos para outros objetivos e horizontes.

Na verdade, o que eu aqui quero salientar é que nem toda a mudança tem de significar um salto para a frente mas simplesmente ficarmos onde estamos para enfrentar, sim, algo mais transformador e sereno.

Viver é mudar. É o processo da vida já que nela nada é estático. Aprendamos a saber escolher o momento de encetar uma mudança e também qual o tipo de mudança mais conveniente.

Às vezes, avançar para uma mudança requer tempo e oportunidade. Se soubermos gerir esses impulsos talvez vivamos menos angustiados e mais sábios.

Com isto em mente, qualquer mudança pode ser possível. Mesmo que sejamos forçados a aceitar o que temos como seguro e aprender a viver com isso. Sem ansiedade.