A criatividade é uma das caraterísticas mais típicas das pessoas inconformistas. Não é por acaso que domínios como as artes e a publicidade estejam cheias de indivíduos que usam o chamado pensamento lateral e inconformista.
Conhece certamente este logo de Nova Iorque - I LOVE NEW
YORK. Está difundido em tudo quanto é sítio, desde copos a vestuário.
O seu autor foi um talentoso designer gráfico - Milton
Graser - também fundador da revista "New York", além de criador de
interiores de restaurantes famosos e de rótulos de muitos produtos.
Foi em 1975 que aceitou o desafio de criar uma campanha de
propaganda para revitalizar a imagem de Nova Iorque numa altura em que a cidade
estava a atravessar um período de decadência e apagamento. Os crimes nas ruas
atingiam números nunca antes vistos e os habitantes mostravam-se pouco
empenhados em mudar a atmosfera emocional que se vivia.
Graser tinha de usar a frase "I love New York".
Era a única exigência do governo da cidade. Andou semanas com várias tentativas
mas nenhuma lhe agradou. Então, um dia, quando ia numa viagem de taxi,
surgiu-lhe a ideia do "coração" para substituir a palavra
LOVE.
Ele conta que havia ficado bloqueado porque estava preso à
frase "I LOVE NEW YORK". Foi então que deixou seu cérebro
inconsciente trabalhar livremente. E eis que então, de repente, sem que nunca
tenha pensado nisso, surgiu a ideia do coração! Foi mais um momento EUREKA!
Veja o site da promoção de Nova Iorque aqui: