Propósitosssssssss!!!!

A aprendizagem do "espírito empreendedor"


Incutir o "espírito empreendedor" nas crianças deve ser uma das mais urgentes tarefas da educação para o século XXI - um século que se prevê de grandes avanços na ciência, na tecnologia e na cultura. Mesmo na criança que se revele menos ativa ou menos pró-ativa pode-se despertar o interesse pela ação fazendo-a descobrir que é agindo que ela pode mudar o seu próprio mundo.

Aqui entramos então numa "cultura para o empreendedorismo" que não tem necessariamente que ser aplicada apenas no mundo do trabalho. Pode (e deve) cobrir o maior número possível de áreas da vida pessoal para que a criança possa ser capaz de mais autonomia e independência, desenvolvendo-se nela uma "personalidade autotélica", isto é, uma personalidade caracterizada pela satisfação de se envolver em atividades psicológica e espiritualmente gratificantes e prazerosas, e frequentemente produtivas.

A aprendizagem do "espírito empreendedor" deve fazer-se de forma igualmente ativa. Ou seja, não é através de dicas e receitas que se faz um empreendedor mas é trabalhando as suas potencialidades para se soltar e descobrir o prazer do risco calculado, não receando o fracasso nem tendo medo do próprio sucesso.

Finalmente, no campo da saúde e do desenvolvimento pessoal, o "espírito empreendedor" é altamente benéfico visto que entrega à pessoa a faculdade de auto-controlo. A pessoa conduz a sua vida (em vez de ser conduzida) rumo a objetivos pragmáticos: gere o seu estilo de viver, controla os seus hábitos e amadurece rumo à sabedoria. O envelhecer torna-se então não num declínio mas num processo de crescimento que favorece vários domínios pessoais: a personalidade em geral, a inteligência, a vida emocional e a saúde integral.

"Ser empreendedor" pode tornar-se, finalmente, num projeto de vida e (por que não?), num código para uma vida melhor e mais frutuosa.